A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DOMINGOS REALIZA A 38ª FESTA DE VAQUEIROS E FAZENDEIROS COM 35 MIL EM PRÊMIOS

A Festa de Vaqueiros é uma tradicional manifestação cultural que acontece no município de São Domingos em homenagem aos sujeitos que trabalham duro nas caatingas do Sertão, cuidando do gado, no plantio e na colheita do sisal.

O festejo acontecerá nos dias 30 de abril e 01 de maio de 2022, onde reunirá a população são dominguense para o cortejo tradicional que se iniciará na zona rural até a sede do município. A iniciativa cultural conta com uma programação diversificada, que engloba a realização da missa de vaqueiros, o concurso de marcha e outras modalidades, premiações ponderadas às ações, exposição cultural, além de shows com atrações alinhadas à temática do festejo.

Durante a celebração da missa, os vaqueiros participam tradicionalmente de gibões de couro, vestimenta que compõe todo o aparato simbólico que representa a luta diária do sertanejo. O evento festivo, reunirá vaqueiros das demais cidades do território do sisal, dada a valorização da manifestação cultural em São Domingos.

No sábado, dia 30 de abril, acontecerá o tradicional Forró da Espora, a partir das 18h00, onde se apresentarão os artistas Del Feliz, Caviar Com Rapadura, Jéssica Mariana, Deraldo Almeida, Denilson Ribeiro e Hiolany Carneiro.

No domingo, dia 01 de maio, às 13h00, as atividades começarão com o cortejo dos vaqueiros e grupos de montarias. Durante o desfile, serão escolhidos os melhores grupos de montaria, a escolha dos encourados, do melhor trajado, do melhor aboiador, do vaqueiro mais velho e vaqueiro mais novo, além do vaqueiro mais distante e boi de montaria. Durante a missa, os vaqueiros pedirão a bênção do padroeiro para o evento. A celebração será presidida pelo padre Ruthberg Perreira. Além dos vaqueiros, a Rainha, a Princesa, a Madrinha, e outras centenas de moradores e fiéis acompanharão a celebração.

Ao longo do dia acontecerão as tradicionais competições com premiações específicas para cada categoria no concurso de marcha. Serão 35 mil reais em prêmios. As atrações musicais se apresentam a partir das 17h. A Banda Magníficos, Rodrigo Rodriguez, Lon Farias, O Doutorzinho e Dieguinho animarão o público.

Durante os dois dias de festa, no coreto cultural, haverá apresentações de aboiadores, reisado e bumba meu boi, além da exposição “Alma Vaqueira”.

Mais informações estão disponíveis no site www.festadevaqueirosd.com e nas redes sociais do evento.

A Festa de Vaqueiros será responsável pelo acréscimo expressivo na economia da região, principalmente nos setores de comércio, hotelaria e restaurantes. Além de beneficiar o desenvolvimento local, valoriza as raízes nordestinas do vaqueiro e ao mesmo tempo em que oferece completa infraestrutura de entretenimento, com apresentação das melhores bandas de forró da região e valorização das raízes culturais.

O projeto é realizado pela Prefeitura Municipal de São Domingos/BA, e viabilizado por meio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal.