JORNADA PEDAGÓGICA 2023 – O APRENDER É O FOCO DA EDUCAÇÃO

Entre os dias 06 a 14 de fevereiro de 2023, a Secretaria de Educação de São Domingos promoveu mais um ciclo formativo, abrindo os trabalhos pedagógicos deste ano.

Em 06 de fevereiro foi proferida a palestra de abertura com a participação do Prof. Edson Fernando Oliveira, trazendo um debate crítico acerca das diversas formas de aprender e a contribuição do professor na educação do futuro.

No dia 07, a palestra mediada pelos professores João Neto e Débora Ferraz, trouxeram contribuições do ramo da neurociência para o desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente no ato de aprender.

No terceiro dia, 08 de fevereiro, as psicomotricistas Izenildes Lima, Djane Santos, Jussara Pereira e Ive Aparecida, abordaram sobre a importância dos ambientes de aprendizagem na educação infantil, dando ênfase na criação de espaços saudáveis. Ainda no dia 08, os professores do ensino fundamental anos iniciais participaram de uma oficina sobre múltiplos letramentos com a Prof.ª Ariselma Silva, a qual buscou-se auxiliar os professores na criação de estratégias para o processo de alfabetização no tempo certo.

No dia 09, os professores do ensino fundamental anos finais estiveram presentes na formação com a prof.ª Cátia Eliane, com o debate sobre as novas didáticas para a educação contemporânea e a inserção de novas tecnologias

Já no dia 10, foi realizado a socialização dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) dos documentos reelaborados em 2022.

Na segunda-feira (13), toda a rede docente foi convidada à participar do curso de primeiros socorros no ambiente escolar, a qual é exigido via Lei Lucas 13.722/2018.

Encerrando a Jornada Pedagógica 2023, no dia 14 de fevereiro, os debates foram voltado para os novos fazeres para a educação inclusiva e EJA, com as professoras Maria Fernanda Sampaio, Débora Ferraz e Ariselma Silva.

 

A Educação de São Domingos, na gestão Para Cuidar do Povo, dá mais um passo importante na formação continuada e concretização de novos caminhos para que os alunos deste município tenham a garantia de profissionais qualificados e uma escola que acolha e transforme a vida de cada um.

//ASCOM PMSD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skip to content