PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS OFERECE TERAPIA COM CAVALOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Prefeitura de São Domingos passou a oferecer na última sexta-feira (26), a terapia com cavalos para crianças e adolescentes com deficiência matriculados na rede pública municipal de ensino.
Ofertado de forma totalmente gratuita, mediante custeio da Prefeitura Municipal/Secretaria de Educação, o projeto é pioneiro no Estado da Bahia.
Os atendimentos são oferecidos por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das áreas da saúde, educação e equitação, sendo eles fisioterapeuta, psicóloga e equitador.
Segundo o Mistério da Saúde, os benefícios da terapia com cavalos são inúmeros, tais quais:
– Mobilização pélvica, da coluna lombar e articulações do quadril;
– Melhora do equilíbrio e da postura;
– Desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão;
– Estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, com melhora da integração sensorial e motora.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.