Na manhã dessa segunda-feira (05), a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica realizou uma passeata pelo centro da cidade em referência ao “Dia D” Combate às Arboviroses (Dengue, Chicungunya e Zika).
Na oportunidade, profissionais de saúde, juntamente com a secretária de saúde, Kelcya Cunha e o vereador Herbert Carneiro, fizeram distribuição de materiais explicativos sobre os riscos e cuidados com as arboviroses e conversaram com a população pelas ruas da cidade e na feira livre sobre o assunto.
Com a chegada das chuvas no município, a Secretaria de Saúde reforça para a população sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chicungunya e Zika. E salienta que a forma mais eficaz na prevenção dessas doenças é combater o mosquito.
O nosso município tem o Índice de Infestação Predial de 3,6 de acordo com o último LIRA (Levantamento de Índice Rápido), sendo que o índice de controle é menor que 1.
Por isso, é importante que todos conheçam os riscos e saibam o que é preciso fazer para não deixar o mosquito nascer e se proliferar.
Nesse momento, a Secretaria de Saúde, pede o máximo de atenção para os cuidados na sua casa, quintal ou terreno.
O combate começa por você. Faça sua parte:
– Mantenha a caixa d’água fechada.
– Mantenha tampados tonéis e barris d’água.
– Lave semanalmente tanques utilizados para armazenar água.
– Encha de areia até a borda os pratos de plantas.
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
– Mantenha as calhas limpas.
– Não deixe água da chuva acumulada na laje.
– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.
– Guarde pneus em lugares cobertos.
Vencer o mosquito é uma tarefa de todos(as)!
//ASCOM PMSD