CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL É REALIZADA EM SÃO DOMINGOS

Com objetivo de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, foi realizada na tarde de 23 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação, a Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Domingos, com o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social!”.

Abrindo oficialmente o evento, foi composta a mesa, com Kelcya Arapiraca (Secretária de Saúde), Iolanda Alves (Secretária de Agricultura), Jacierica Carneiro (Secretária de Educação), Erika Simões (Secretária de Assistência Social) e Genivaldo Araújo (Poder Legislativo).

Em seguida, a representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, Ana Glécia Almeida, proferiu a Palestra com o mesmo tema da Conferência.

Foram divididos grupos para as discussões dos GT’s, focando os pontos específicos, com o Eixo I – Identificar problemas estruturantes que impedem a superação da fome e da insegurança alimentar e nutricional. Eixo II – Caminhos para avançar em políticas estruturantes rumo à soberania alimentar. Eixo III – Estratégias de participação social, construção, acompanhamento, avaliação e controle social nas políticas públicas e para implementação do SISAN – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Encerramos as atividades com a eleição de delegados: com os seguintes representantes da Sociedade Civil: Edriana de Oliveira Torres – titular; Elizilda dos Santos Cunha – suplente; Benedita de Cássia da Silva Santos – titular; Ana Telma Silva Araújo – suplente. Poder Público: Daiane Carneiro Mendes – titular; Jeidiane Duarte dos Santos – Suplente. Para representatividade do Município, na Conferência Territorial do Sisal que ocorrerá nos dias 02 e 03 de setembro de 2023.