PREFEITURA REALIZA CAPACITAÇÃO DE COMBATE À LEISHMANIOSE/CALAZAR

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, a Prefeitura Municipal de São Domingos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou a “Capacitação de Agentes de Combate às Endemias para Adequação de Metodologia e Sistema de Informação para Controle da Leishmaniose Visceral”.

A capacitação foi dividida entre aula teórica e prática e dirigida pelos servidores da Base da FUNASA de Serrinha, Antonio Josemir de Araújo e João Batista Oliveira.

O principal objetivo foi capacitar os(as) profissionais para que se tornem multiplicadores do conhecimento e que possam ter um olhar técnico para identificar precocemente possíveis casos de propagação da Leishmaniose Visceral/ Calazar no Município.

O QUE É A LEISHMANIOSE VISCERAL?

A Leishmaniose Visceral, também conhecida como Calazar é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros.

TRANSMISSÃO

A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA DOENÇA

• Febre de longa duração;
• Aumento do fígado e baço;
• Perda de peso
• Fraqueza;
• Redução da força muscular;
• Anemia.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da Leishmaniose Visceral pode ser realizado por meio de técnicas imunológicas e parasitológicas. É fundamental procurar o médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Uma vez diagnosticada, quanto mais cedo for iniciado o tratamento maiores são as chances de evitar agravo e complicações da Leishmaniose Visceral, que se não for tratada adequadamente, pode ser fatal.