OUTUBRO ROSA: PREFEITURA OFERTA DIVERSOS ATENDIMENTOS NO CENTRO DE SAÚDE

Em celebração ao Outubro Rosa, mês de combate ao Câncer de Mama, a Prefeitura de São Domingos, por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Assistência Social, realizará no dia 25 de outubro, no Centro de Saúde, uma série de atendimentos voltados para as mulheres. A iniciativa busca conscientizar e facilitar o acesso a atendimento médico especializado.

O evento ocorrerá das 09h às 17h, e ofertará atendimento com ginecologista (previamente organizado pela enfermeira), atendimento com clínico geral para mulheres, palestras com nutricionistas e enfermeiras, além de atendimentos do CREAS e CRAS (Auxilio Brasil e outros serviços).

O CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), só em 2022 o Brasil diagnosticará 66 mil novos casos da doença — 99% em mulheres e apenas 1% em homens. Os diagnósticos avançados representam 40% dos casos. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

Se for descoberto no início, um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado. Medo e desinformação são apontados pelo instituto como os principais fatores que atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento. O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. Mas há tumores de consistência branda e bem definidos que também podem ser malignos. Por isso é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente.

AUTOEXAME

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

//ASCOM PMSD