PREFEITURA ALERTA POPULAÇÃO SOBRE CUIDADOS COM AÇUDE MUNICIPAL

A Prefeitura Municipal de São Domingos solicita a colaboração de toda população para manter a área do Açude Municipal limpa.  E ressalta que é proibido lavar veículos e jogar lixo no entorno e dentro do açude.

Ao fazer a lavagem de veículos no Açude, são despejados produtos químicos como sabões, detergentes, ceras, graxas, óleo, gasolina, etc. Estes poluentes afetam o meio ambiente e comprometem a qualidade água. Alguns nutrientes presentes nesses despejos, quando em altas concentrações, acarretam a proliferação excessiva de algas, o que desequilibra o ecossistema local, podendo ainda causar morte de peixes e de outras espécies.

O lixo jogado dentro do lixo do Açude gera mau cheiro que prejudica a população que mora nas redondezas, e essa sujeira também atraem insetos e ratos, que colaboram na proliferação de muitas doenças (dengue, zika, febre tifoide, disenteria, leishmaniose etc.), colocando a saúde de todos em risco. E não podemos esquecer que muitas pessoas dependem do açude, seja para abastecimento, pesca ou para saciar a sede animais.

SEJA CONSCIENTE!
Preserve o Açude Municipal.