PREFEITURA DE SÃO DOMINGOS REALIZA COM SUCESSO 1ª FEIRA AGROPECUÁRIA

A 1ª Feira Agropecuária de São Domingos – Expo São Domingos 2022 encerrada no domingo (04/09), foi um sucesso. O evento foi promovido pela Prefeitura municipal, através da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, contou com apoio do Governo do Estado da Bahia – Secretária de Desenvolvimento Rural – SDR, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e do Banco do Nordeste – BNB. Durante os seus quatro dias (01 a 04 de setembro) a Feira recebeu um grande público, o que incluiu a participação visitantes, produtores rurais, criadores, artesãos, representantes comerciais e entidades, empresários, profissionais do setor e estudantes de áreas relacionadas ao segmento.

A Expo São Domingos contou com uma vasta programação e teve seu início marcado pela chegada de animais no local do evento, no Centro de Comercialização Valdemir Carneiro Araújo, no dia 01 de setembro.

Na sexta-feira, houve a abertura da programação destinada a feira da Agricultura familiar, um espaço de comercialização, formação e troca de experiências voltadas a economia solidária, seguido do para o torneio leiteiro bovino. Nesse mesmo dia, houve entrega de palmas para produtores do município e autorização de ordem de serviço para início das atividades do PROMER (Programa de Promoção de Mercados Rurais). No turno vespertino,  o agricultor e produtor, Eduardo Emídio, fez a apresentação de sua experiência sobre agroecologia e manejo de caprinos para visitantes e alunos de cursos técnicos relacionados ao segmento. A noite, a festa ficou marcada pelos shows de artistas locais, Lon Farias e Rodrigo Rodriguez animaram o público.

No sábado, às 8h, os portões foram abertos para visitação das exposições de animais, empresas, entidades sociais, feira da agricultura familiar e economia solidária. Ainda pela manhã, deu-se início ao torneio leiteiro caprino. A tarde foi marcada pela movimentação na feira da agricultura familiar e economia solidária, com expositores do município, da região e de outros territórios, num espaço exclusivo para exposição e comercialização de produtos.  A noite aconteceram leilões de bovinos e equinos seguida da animação com apresentações musicais de Dieguinho DB e Deraldo Almeida.

O domingo (04) foi o quarto e último dia da 1ª Feira Agropecuária de São Domingos, e foi marcado pelo concurso de julgamento de raças de ovinos e caprinos.   Finalizando a festa, o prefeito Ilário Carneiro, o vice-prefeito, Marcão, a secretária de Agricultura do Município, Iolanda Alves, e a Comissão Organizadora do evento, entregaram as premiações dos torneios leiteiros e do julgamento de raças que ultrapassaram 20 mil reais.

A Secretária de Agricultura, Iolanda Alves, acredita que o objetivo da Expo São Domingos foi conquistado com sucesso, já que houve o fortalecimento da produção agroecológica, da economia solidária, e a valorização da cadeia produtiva do caprino, ovino, equino e bovino no nosso município, além da promoção de partilha de conhecimentos.

A 1ª Feira Agropecuária de São Domingos evidenciou a força e a integração de diversas culturas produtivas do município e territórios vizinhos, onde foi possível apresentar, dialogar e negociar. Campo e cidade construindo uma nova página na história de são domingos. É a gestão municipal cuidando de seu povo.